segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ancalimë

Os antigos contam histórias que remontam de um passado mais do que escuro, no início dos tempos, quando o mundo ainda era jovem só havia a noite, o céu era repleto de estrelas, mas não havia tempo e tudo era escuro. Antes que homens ou elfos ou anões caminhassem por essas terras só haviam plantas e águas. Contam que o sol nasceu com o nascer de uma árvore e a essa árvore chamaram Ancalimë, “a mais brilhante”, a rainha das árvores.
Ancalimë nasceu junto com o primeiro raio do primeiro sol do mundo e banhada por aquela luz suas folhas ficaram douradas como os raios do grande astro, folhas de ouro puro, repletas da energia pura que aquece os solos e dá vida às plantas.
A árvore não produzia sombra tamanha era a luz de suas folhas e suas flores exalavam um perfume doce e seu pólen eram filigranas de ouro e prata, suas flores nunca murchavam e suas folhas nunca caiam e jamais poderiam ser arrancadas.
Quando os elfos surgiram, eles foram os primeiros a encontrar a rainha de todas as árvores, ela ficava no topo de uma colina e o vale abaixo era dourado, o pólen de suas flores soprado pelo vento cobria a grama do vale e um mar de ouro se formou à volta de Ancalimë. Maravilhados, eles construíram seus lares no vale dourado.
A árvore cresceu com o passar dos anos e os elfos cuidavam muito bem dela, cultuavam a árvore como uma deusa e faziam monumentos e canções sobre ela. A árvore então resolveu presentear os elfos, deu aos três príncipes dos elfos três folhas, três magníficos tesouros com poderes diferentes, uma das folhas dava sabedoria a quem a portasse, a segunda dava força e a terceira dava beleza.
Três coroas foram forjadas com essas folhas e os três príncipes reinaram soberanos entre os elfos, mas a árvore impôs uma condição, que as três folhas só seriam úteis se agissem juntas, dessa forma os três príncipes uniram seus reinos e os elfos tiveram o reinado mais pacífico e sábio dentre todos os reinados.
Mas o ouro da árvore, do vale e o tesouro das coroas despertou a cobiça dos homens e eles atacaram o reino de Ancalima, muito sangue manchou aquelas terras e as três coroas foram usurpadas de seus reis. Ancalimë então murchou, suas flores morreram e suas folhas se tornaram verdes e caíram, nada mais do que uma árvore de bordo, todo o ouro que ela outrora derramara se tornou poeira e foi varrida pelo vento, naquele vale nenhum elfo morou mais.
O rei dos homens mandou forjar uma única coroa com as três folhas, para que ele reinasse supremo nas terras de elfos e homens. Governou supremo e tirano por muitos anos e exauriu as riquezas de todos os povos. Os deuses se enfureceram então tamanha a desgraça que aquele rei trouxe às terras jovens do mundo, Elona e Obad-Hai então lançaram na coroa uma maldição:
“Poder para o mal ela jamais terá, inútil será até Ancalimë despertar, apenas os justos poderão usufruir dos poderes de outrora e alma corrompida será imediatamente expurgada, nenhum reinado sob essa coroa ascenderá sob rédeas tiranas. Somente o sábio, o belo e o forte poderão encontrar a árvore que proveu esses poderes e somente com as filhas dessa árvore ela será desperta.”
Dessa forma a coroa perdeu todo o seu poder e o rei tirano foi consumido pela coroa. Muitos anos se passaram e Obad-Hai ergueu florestas para acalentar o sono de Ancalimë e Elona designou seus clérigos para protegê-la. A coroa se perdeu entre tesouros, jamais foi vista novamente e aguarda o seu detentor para seguir até a árvore-mãe.
Alguns dizem que druidas contam histórias que quando o outono chega Alcalimë chora suas folhas amarelas e com elas algumas filigranas de ouro se espalham pelas matas exalando seu perfume com o intuito de chamar por suas filhas.

2 comentários:

  1. Notas:
    1 - Bordo é a árvore dessa folhinha ou para ser mais específica a árvore da folha da bandeira do Canadá!
    2 - Os nomes élficos são todos em Quenya e retirados de um dicionário élfico de um site muito maneiro que eu encontrei na net. (Sim! Élfico de Tolkien)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo moxi! Adorei a lenda, é muito bonita e passa tudo o que uma lenda fantástica deve passar!
    Muito bom, agora só faltam duas para você!
    aijaijaauhauhauhauah o que sera o premio hein? iauahuahuahuahuaha
    muito bom! beijo!

    ResponderExcluir